Coisas que não vemos mas sabemos existir. Desejos e histórias que nascem e morrem num piscar de olhos. Palavras de um cérebro que sente e um coração que pensa. Eu nunca vi uma estrela cadente e mesmo assim procuro por ela todas as noites.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Apesar de.

'Porque você não pode voltar atrás no que vê. Você pode se recusar a ver, o tempo que quiser: até o fim de sua maldita vida, você pode recusar, sem necessidade de rever seus mitos ou movimentar-se de seu lugarzinho confortável. Mas a partir do momento em que você vê, mesmo involuntariamente, você está perdido: as coisas não voltarão a ser mais as mesmas e você próprio já não será o mesmo. '

'Eles', O ovo apunhalado
Caio Fernando Abreu.


Começo meu texto com essa frase. Por quê? Porque ela diz muito do que acontece com a gente, o tempo todo. Ou porque, como diria um amigo meu, ela estava la, simples assim.
A gente fecha os olhos tantas vezes ao longo da vida e nem percebemos. Quando estamos cansados, fechamos os olhos para mergulhar na escuridão e buscar paz. Quando estamos com medo, fechamos os olhos para não ver o que está pra acontecer. Quando estamos com muito medo, fechamos os olhos do coração, pra não sentir. Escrevendo um email eu me dei conta o quanto a gente se engana, o quanto a gente tenta cegar aquele ponto da alma que dói.
Por que voce sente falta de alguém? Por que você chora de saudade? Podem existir muitas explicações, todas querem dizer o mesmo: porque queremos um momento que não volta, queremos roubar o passado, a lembrança. Reviver o que nos foi tirado pelo tempo. O que não nos damos conta é que, além do passado não ter volta (por isso se chama passado) ele nunca será o mesmo. Tudo que nos acontece nos modifica. E mesmo que você não perceba, mesmo que você ache que ainda ama aquela pessoa loucamente, mesmo que você pense que já cicatrizou a ferida, mesmo que você tenha certeza que é o mesmo cidadão ou cidadã que era há 5 anos, voce erra. Você não é mais. Isso pode ser bom ou pode ser ruim, quem vai saber é só você.
Eu sou uma pessoa extremamente melancólica. Eu sou do tipo que chora quando vê uma foto. Do tipo que fecha os olhos desejando abrir e estar em outro lugar. Do tipo que quer abraçar todos os amigos e amigas, ao mesmo tempo. Do meu tipo. Fechei meus olhos inúmeras vezes porque não queria ver, porque queria adiar, porque não estava pronta pra ver. E descobri que a gente nem sempre escolhe. Ver não é olhar; é sentir, é ouvir, é a lâmpada que acende na sua cabeça. Às vezes você olha pra uma situação ou uma pessoa por muito tempo e não a vê. De repente, um elemento que sempre é desconhecido na maioria das vezes te faz enxergar, seja com os olhos, os ouvidos, com o coração.
O tempo nem sempre (melhor dizer quase nunca) estará do nosso lado. Ele carrega nossa memória, carrega as pessoas que amamos para caminhos diferentes, carrega nossa inocência em acreditar que vale a pena. Porém como tudo tem dois lados, o tempo também traz coisas pra perto. Por vezes boas, por vezes ruins. Não sei se é algo relativo, essa coisa do tempo. Pode fazer 5 meses que não vejo uma amiga mas eu sinto ela pertinho de mim, mesmo estando em outro continente. Às vezes a gente vê uma pessoa todos os dias e não sente a presença dela.
Tudo aquilo que vimos nos transformou em quem somos hoje. Cabe a você fazer disso um aliado ou um inimigo. Eu prefiro o aliado. Nem tudo que vi, ouvi e senti foi bonito. Ironicamente são as coisas ruins que fazem eco na minha cabeça todo o tempo e me fazem querer me enterrar na minha cama e não voltar. Ironicamente também são as coisas boas que me fazem voltar mais forte, e melhor. É o apesar de.
Apesar de cair, eu sei levantar. Apesar de me machucar, eu sei que existe recomeço. Apesar de estar cansada, eu tenho motivos pra me renovar.
É o que vai definir o tipo de vida que voce levará. Você tanto pode ser feliz, apesar de ter tristezas enterradas em você. Ou pode ser infeliz, apesar de ter momentos alegres. A escolha é sempre nossa, apesar de acharmos que não é.

8 comentários:

  1. o seu blog eh meio burro
    meu comentario ja sumiu 2 x.. num vou comentar dinovokkkkkk

    ResponderExcluir
  2. aaa agora deucerto.... ta agora eu vc pode ser dourada ta?!

    ResponderExcluir
  3. aiii eu amo esse seu texto ''apesar de''!!!!
    q orgulho de vc paty!!!

    ResponderExcluir
  4. Prima.... Adorooo esse seu texto !!! Amo ler tudo que vc escreve ...é uma delicia ...
    Estou adorando seu blog...
    bjooo Amoooo vc !!!

    ResponderExcluir
  5. NOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,,,, que profundo heim Cunhada...

    Bonitimmm bjss

    ResponderExcluir
  6. Ai droga nao consigo postar....é a ultima vez q tento...juro!!!
    Paty te amo irma...amo demais mesmo do tamanho do mundo...li varias vezes esses texto...to apaixonada nele....
    Te amo...bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty,,,, adorei o texto,,, agora sério,,, muito bom.. te cuida coração,, e não fica assim nós te amamos viuuu...
    bjs...Léo

    ResponderExcluir
  8. Paty!!!
    Sabe quando precisamos de ver, ouvir ou ler alguma coisa para nos incentivar e ver que nem tudo esta perdido? Entao..foi nesse exato momento que eu entrei no seu blog e li tudo o que voce escreveu até agora.
    Eu me identifiquei bastante com o que voce escreveu. E me emocionei!!!
    Espero que voce poste bastante textos aqui, porque eu irei acompanhar tds!!
    Parabens pelo blog.
    Te amo, irmã postiça!!
    Bjaoooo

    ResponderExcluir